9.5.18

O 5º lugar (bem?) explicado

Agora mais a frio:
1) O Vitória de Guimarães é o 5º clube português (em adeptos e poderio); fomos claramente melhores do que eles;
2) O Marítimo é um clube com história e poder. Estamos a lutar ombro a ombro com eles, mas teremos de contar sempre com o Marítimo quando assumirmos a luta pelos lugares europeus.
3) Esta época pelo menos dois clubes mostraram argumentos financeiros se não superiores aos nossos pelo menos iguais (Aves e Chaves - basta ver o que pagavam a Matheus Pereira).
4) O Rio Ave foi a equipa mais consistente ao longo de toda a época na luta pelo 5º lugar. A nossa segunda volta foi mais fraca, mas a dos adversários também. Todos concordam, o 5º lugar é nosso por direito próprio.
5) Escrevi-o há muitos meses e só posso repeti-lo agora: Miguel Cardoso é, mais do que qualquer jogador ou dirigente, o principal responsável pelo 5º lugar. 'Inventou' uma maneira de jogar, nem sempre atraente, diga-se, conseguiu envolver os jogadores e foi feliz.
6) Beneficiou, é certo, de uma estrutura que 'produz resultados'. O Presidente Campos começa a justificar uma estátua, mas nestas alturas é justo lembrar o diretor desportivo. As coisas boas que têm acontecido no nosso Clube não são coincidência e ignorar o papel de Miguel Ribeiro seria desonesto.
7) Finalmente os jogadores. Ruben Ribeiro, claro. Marcelo, sempre. Cássio, sem falhar. Novais, naqueles 10 jogos. Yuri, a revelação. E Pelé, que conquistou os adeptos jogo a jogo (sei que estou a ser injusto ao não mencionar outros, mas todos temos de fazer opções).
Viva o Rio Ave.
(foto: Rio Ave FC)