21.9.17

Baixou o rating


Se isto dos futebois fosse como na economia, o Rio Ave estaria a ver o seu rating a descer. Depois de 3 seguidas sempre a somar 3 pontos, 1 empate e 2 derrotas. Qualquer analista de risco que enfiasse a cabeça apenas nos números estaria a torcer o nariz. Mas como o futebol não é uma ciência exacta temos aqui umas atenuantes.

Desde logo e olhando para a posição que ocupamos neste momento, podemos defender-nos dizendo que só perdemos pontos com equipas que estão à nossa frente. É um facto que não se pode desmentir. À data do jogo com o Marítimo não era bem assim, porque os madeirenses estavam atrás de nós quando nos defrontaram. Mas jogaram em casa e logo num relvado onde parece que só eles sabem jogar e Geraldes foi expulso aos 24 minutos (bem expulso opinei eu na altura e mantenho) . O Benfica estava a par de nós e o Porto à frente. Por outro lado, só nos roubou pontos quem se qualificou para a Europa em 2016/2017.

Outra análise parcial: só perdemos nos jogos em que houve expulsões de jogadores nossos. Também é verdade. Seria diferente se...? Impossível saber. Mas é um argumento; Geraldes foi expulso cedo e Marcão viu o 2º amarelo quando tínhamos um plano infalível para marcar outro ao Porto. Só que o plano previa, impreterivelmente a presença de 11 jogadores do Rio Ave em campo.

Tudo somado, 6 jogos, 10 pontos, 5º lugar, 15 cartões amarelos, 1 duplo amarelo e 1 vermelho. Barreto o mais amarelado com 3 cartões. Marcelo o mais amarelado com 4 cartões. (obrigado Paulo Vidal!)
Marcão deixou de ser totalista e já só sobram Cássio, Marcelo e Tarantini com todos os minutos de jogo somados. Geraldes fez mais falta do que Marcão vai fazer? Não me parece comparável, porque não foi só Geraldes que faltou no meio-campo, Pelé também não esteve na Madeira nem na recepção ao Porto.

O momento é de crise? Eu acho que não.