27.8.17

Brilhante. Justo. Frustado. Um reparo (e o penalti...)

1) Há muito tempo que não via a nossa equipa a jogar tão bem. Sim, é verdade que se dizia na época passada que o Rio Ave era a melhor equipa do campeonato a jogar futebol, mas o jogo de ontem (sobretudo a primeira parte, insisto) foi do melhor que se viu em Portugal.
2) Já vi as primeiras páginas dos desportivos de hoje, que - sobretudo o Record- dizem que o Benfica fez uma má primeira parte. Eu acho que isso é desvalorizar o que nós fizemos, que foi brilhante. Chegar ao intervalo empatado foi uma injustiça.
3) Já se adivinhava que haveria uma quebra física da nossa parte e uma natural subida dos encarnados. Mas na segunda parte não perdemos ambição nem qualidades. O empate é justo (duas defesas enormes de Cássio), mas pelo trabalho realizado nos 90 minutos mereciamos mais.
4) Conseguirá o Rio Ave apresentar-se assim em todos os jogos? Estará a equipa muito dependente do trio de criativos? Não sei. Mas 10 pontos já cá cantam.
5) Um reparo para o sistema de início de construção de jogo adotado por MC e que obrigou Cássio a alguns sustos. Já se percebera, nos jogos anteriores, que havia alguma dificuldade em sair com a bola dominada e que futebol direto, para a Guedes, não é o que MC pretende. Mas aquele esquema de ontem, usando o guarda-redes, os centrais ou Tarantini, podia ter resultado mal. Quase desesperei!
6) No estádio não vi penalti. Na televisão vê-se o agarrão de Marcão. A questão é se lances destes deveriam ser penalti. Aceito que sim. Mas sejam coerentes, por favor. E nisso já não acredito.

PS - Foi um jogo histórico. Pela primeira vez os sócios do Rio Ave puderam sentar-se no seu lugar sem serem importunados por adeptos adversários. A coisa resultou de tal maneira que foi possivel crir uma dinâmica de apoio na nossa bancada, como - penso - nunca se vira nestes jogos. Mais uma conquista do Presidente Campos.