21.1.16

Ainda o empate no jogo da Taça da Liga com o Belenenses

1) Krovinovi voltou a jogar a extremo. E por duas vezes (começou e acabou). Curiosa mas não coincidentemente, o seu melhor período foi quando esteve atrás do ponta de lança, que é o seu lugar natural. E foi nesse momento que marcou o golo. Quanto mais vai Pedro Martins apostar nesta invenção?
2) Zé Paulo já fez meia dúzia de jogos, Provavelmente estará a adaptar-se e não são raros os jogadores, nomeadamente do Brasil, que demoram quase uma época a adaptar-se. Mas, feita esta ressalva fica a minha opinião: do que vi não me convence!
3) Pedrinho provou que joga tanto como Lionn, embora não sejam fotocópias. Para mim foi o melhor em campo. Poucas equipas no campeonato nacional têm dois defesas direitos com tanta qualidade;
4) Wakaso: mais uma expulsão. Há que levantar a cabeça e voltar em força porque nesta altura, no plantel, não há substituto para Wakaso (ainda por cima com Pedro Moreira 'em baixo');
5) Guedes tem de fazer mais do que aquilo que tem feito. Ronan só pode melhorar a produtividade do ataque Rioavista;
6) Desilusões, além de Zé Paulo e Guedes: Kizito. Foi dos piores e, desta vez, não aproveitou a oportunidade [provavelmente ninguém concorda comigo mas se Rui Vieira está em cima da linha de golo, e não adiantado metro e meio, tinha defendido o lance do golo].
7) Tiago André, ao contrário, foi dos melhores. Não me surpreendeu, até o escrevi antes (que pode fazer o lugar de Edimar sem complexos). Grande futuro. Nao pode é ter uma oportunidade, outra vez, daqui a um ano...
8) Sobre o jogo: depois da 'pior primeira parte de que há memória esta época', a equipa cresceu com Kayembe e sobretudo Yazalde. Continuou sem ser um bom jogo mas pelo menos não envergonhou. Foi só fraco.
PS - PM bem no final: "Entrámos no jogo passivos, expectantes e raramente assumimos o jogo e tivemos posse de bola… Na segunda parte, a nossa equipa foi mais agressiva, mais personalizada… O empate ajusta-se por aqui que nós não fizemos. (...) Neste jogo, quero destacar ainda o bom trabalho que os escalões de formação do Rio Ave estão a fazer. E a prova disso é a exibição do Tiago André, que hoje jogou muito bem"