3.1.16

15j - Tondela: O árbitro, Ukra e Guedes, sobretudo Guedes

Objectivamente há um erro de arbitragem na jogada que resulta no segundo golo do Tondela. Era falta sobre Marcelo, o árbitro não assinalou e depois acontece o 1-2. Mas acho demasiado redutor colocarmos no árbitro a culpa da nossa derrota. De todas as decisões do árbitro e para lá do erro já mencionado, só tenho dúvidas na expulsão de Tarantini e dúvidas porque não percebi bem o que aconteceu. A nossa derrota tem rostos mais claros: Ukra e Guedes, sobretudo este. Ukra porque falhou um penalty e Guedes porque falhou 3 golos, um deles de bradar aos céus de tão infantil, de tão amadora que é a sua atitude em frente do guarda-redes adversário. Guedes tirou-me do sério.
Destaco ainda o desnorte emocional que manifestamos em largos períodos da segunda parte como outro factor para a derrota. O Rio Ave talvez esperasse ganhar com alguma facilidade, mas com um tempo adverso e um adversário teso e resistente nem da vantagem ao intervalo soube tirar proveito. Há muitas lições para tirar dentro das nossas portas sobre este jogo.
O resultado não foi injusto. Talvez tenha sido desadequado face às oportunidades que criàmos, mas é uma derrota que ficará na história do nosso campeonato.