14.10.14

Pedro Soares: «uma equipa ambiciosa, competitiva e preparada»

Em face das respostas que Raul Moreira nos deu sobre a equipa de futsal, impunha-se ouvir a Direção.
Eis as perguntas que enviámos e as respostas de Pedro Soares:
1) confirma-se uma "redução significativa" do orçamento? Porquê e com que consequências (assumem a luta pela manutenção)?
Pedro Soares - O futsal do clube tem um orçamento adequado ao momento actual. Este é um Clube sério e cumpridor, que pauta a sua atuação por honrar os compromissos que assume e nessa medida o orçamento sofreu uma redução, reflexo da diminuição de receitas. Há uma diminuição significativa de subsídios e de patrocínios existentes no ano anterior e consequentemente, tivemos que reajustar o orçamento à previsão de receita. Aliás, ainda teremos que encontrar durante o ano receitas para colmatar a diminuição das verbas que deixamos de receber com o corte que referi anteriormente nos subsidio e patrocínios. O orçamento do ano anterior rondou os 130.000,00€. No entanto, para esta época, a redução em cerca de 25% daquele valor, não invalida que construímos uma equipa ambiciosa, competitiva e preparada para atingir os nossos objectivos, que passam por uma época tranquila no plano desportivo. Repito, este orçamento é o adequado para a realidade da modalidade no clube e não fugimos as nossas responsabilidades e objectivos.

2) o que é que podemos esperar desportivamente do (valor do) plantel, classificado como "debil" pelo treinador? Estas três derrotas são sinal do que podemos e devemos esperar?
PS  -Não considero o plantel " débil", considero, sim, um grupo na sua maioria jovem com bastante talento que aliado à presença de outros jogadores com mais experiência serão um grupo forte para alcançar aquilo que definimos para esta época como prioritário, ou seja a manutenção. Este plantel é um grande desafio para o clube mas também para a equipa técnica visto que é necessário trabalhar bastante o colectivo e fazer com que o grupo cresça todos os dias. Assim, este plantel dá todas as garantias de sucesso à Direcção do clube e temos a certeza que estão preparadíssimos para cumprir os objectivos a que nos propomos. É preciso meter mãos à obra e fazer desta uma grande equipa. O futuro dar-nos-á razão seguramente. Aproveito para dizer que este plantel foi elaborado com critério, apostando numa miscelânea de jogadores jovens com muito potencial e jogadores mais experientes que os ajudaram na integração da competição a este nível. Foi construído no tempo certo, sempre com os pés bem assentes no chão, procurando dotar o Clube de bons jogadores dentro dos nossos padrões salariais. Temos conhecimento dos valores salariais praticados no futsal português e o nosso padrão esta inserido nessa média. Procuramos e conseguimos construir um plantel equilibrado, sem colocar em causa a nossa saúde financeira e que desportivamente nos dá absolutas garantias de sucesso. Trabalhamos exaustivamente para contratar, sem nos precipitarmos ou cometer loucuras mas sempre em sintonia com o corpo técnico e dotando a equipa de jogadores que nos permitem assumir sem rodeios que os objectivos vão ser alcançados. Aproveito para transmitir uma mensagem de orgulho e confiança para os nossos jogadores, pois a Direcção do Clube tem a plena certeza que são capazes de defender as nossas cores e atingir os objectivos para que nos propormos.

3) a entrevista do Raul Moreira revela a existência de divergências entre equipa técnica e Direcção?
PS - Quem define as linhas orientadoras da acção do Clube é sempre a direcção. Nesta casa as hierarquias e a política de decisão estão bem definidas e a nós, como Direcção, cabe tomar as decisões que entendemos serem melhores para o Clube, com os resultados que todos os Rioavistas conhecem. Cabe à Direcção definir o orçamento e executá-lo. Ao treinador cabe potenciar os recursos existentes e fazer com que se consiga atingir os objectivos. Isto é muito claro nesta casa. Quanto à sua questão, vou chamar-lhe uma falsa questão. Numa estrutura tão definida, conhecida e objectiva como a nossa, não há lugar a divergências entre quem lidera e os assalariados do Clube. Cada um sabe o seu papel. Nesta casa trabalha-se para ganhar e engrandecer o Clube e, em momento algum, o elemento A ou B poderá colocar isso em questão. Os bons resultados do Futsal do Clube no passado recente são consequência do trabalho árduo de uma Direcção empenhada, atenta e competente. Orgulha-nos o que conseguimos e trabalhamos para conseguir sempre mais. Escolhemos quem trabalha connosco e gostamos de quem se dedica a fazer crescer o nosso Clube. Hoje, o nosso clube atravessa o melhor momento da sua história, mas o sucesso também se faz de estarmos sempre atentos aos momentos e actuar com assertividade para nos mantermos sempre na rota das conquistas.