16.7.14

Futsal - o que se passa? (ATUAL.)

São conhecidos os argumentos de quem reclama («Os clubes contestatários, organizados numa comissão, assentam o seu protesto no artigo 9.º do regulamento de competições (Qualificação), que obriga os clubes das I e II divisões a terem formação júnior e juvenil na época anterior. Afirmam que o mesmo é desrespeitado por vários emblemas, alguns deles do principal escalão (o Sporting de Braga inscreveu este ano apenas uma equipa júnior, enquanto o Rio Ave, que não tem escalões de formação, mantém um protocolo com o Caxinas, que também compete em termos de futsal sénior), e acusam a Federação de fazer tábua rasa do que ela própria instituiu»), mas é importante conhecer os nossos.
É que o protocolo com o Caxinas foi aprovado pela FPF e pela Associação de Futebol do Porto. Ou seja, parece-me que o Rio Ave não pode ser responsabilizado se está a fazer tudo conforme as leis.
Ainda assim, faria todo o sentido um 'esclarecimento' do Clube aos sócios, no sentido de os tranquilizar (até porque o assunto continua a gerar notícias).

ATUALizo a 17/7: o campeonato está suspenso: «todas as competições de futsal estão paradas até que o organismo se pronuncie em definitivo, o que deverá suceder de forma célere, para não atrasar a data de início dos respetivos campeonatos. A direção do clube lisboeta quer que seja anulada a deliberação do Conselho de Disciplina (CD), que autoriza o Sp. Braga e o Rio Ave a disputarem a 1.ª Divisão da prova, pois o regulamento da competição – aprovado a 1 de julho de 2013 – obriga todos os clubes primodivisionários a ter escalões de formação nas épocas anteriores, o que não aconteceu com Sp. Braga e Rio Ave».A noticia também diz que o Rio Ave já foi notificado para expor a sua defesa. É fácil. Basta enviar uma cópia da homologação da FPF...