22.10.13

Jogos casa e fora: o factor Diego Lopes

Curiosa análise de Duarte Leite Sá, no Terras do Ave da semana passada.
«(...) porque nos parece que há um jogador mais responsável do que qualquer um dos outros pelo facto de o Rio Ave conseguir melhores resultados e exibições fora do que em casa esse jogador é Diego Lopes.
Diego, quando recebe a bola de um dos outros médios, normalmente faz uma de duas coisas, ou arranca com ela em velocidade em direção à área do adversário, recusando-se a jogá-la com os outros médios, ou entrega-a de imediato a um dos avançados e corre em direção à baliza contrária.
Em qualquer um dos casos, quando a equipa joga em casa, este comportamento de Diego faz com que, quando a bola chega a zonas de finalizalição, o Rio Ave disponha de poucos jogadores nessa zona e a equipa tenha dificuldades em finalizar e quando a bola é afastada pelos defensores adversários os outros dois médios do Rio Ave ainda estejam longe da área e a bola acabe por ficar quase sempre na posse do adversário.
Fora de casa, a situação é diferente, porque aí a velocidade de Diego põe na transição ofensiva acaba por ser muito importante na medida em que impede o adversário de se organizar defensivamente.»
Ou seja, em casa o Rio Ave não deveria jogar com o Diego Lopes?