7.9.13

Entrevista a Raul Moreira/13 (3) Precisamos é de estabilizar e não sonhar.

3) Lutar para não descer, lutar pelos oito primeiros ou, como, neste caso, eu gostaria, pelos cinco primeiros?

Raul: «É fundamental que quem gosta verdadeiramente do futsal Rio Ave FC, tenha noção da realidade. Uma época como a passada é muito difícil de repetir, nomeadamente, com as restrições económicas que temos, obrigatoriamente, de ser sujeitos. Não tenho nenhuma duvida que o Clube merece ocupar os lugares que ocupou durante grande parte da época passada mas uma coisa é querer, outra é ambicionar e outra, a mais difícil, é conquistar.
É preciso que seja dito que, o Rio Ave nunca foi um clube "afirmado" na primeira divisão de Futsal, o historial isso indica. Quando regressei há duas épocas a esta casa, tive o prazer de conhecer uma das pessoas mais ambiciosas que conheço. Alguém que, indiscutivelmente, irá ficar marcado na história do Rio Ave FC para sempre, devido à sua dinâmica, ao seu espírito de conquista e à sua vontade férrea de fazer todos os dias mais e melhor pelo Clube, António da Silva Campos.
O projecto traçado, por ele e aceite por mim, para o Futsal nos dois anos seguintes, era simples, directo e conciso: subida e manutenção na primeira divisão, algo histórico que nunca tinha sido conseguido.
Para além de termos suplantado, e muito,os objectivos sou, tal como o Presidente, bem realista e comedido.
O que o Presidente me exigiu para as duas próximas épocas é apenas e só a consolidação do Clube na primeira divisão, tal como ele já conseguiu com o futebol de 11, e a aposta clara e inequívoca em jovens valores, se possível da nossa formação. Somos a terceira equipa com menos presenças no escalão maior (Póvoa e Cascais têm menos), precisamos é de estabilizar e não sonhar. Temos de ser sérios e realistas sem perder a nossa imensa ambição.
Tudo leva o seu tempo, sem loucuras e sem saltarmos patamares de consolidação e aprendizagem entre os melhores.
Por isso, e para que não haja qualquer dúvida, iremos tentar o melhor possível, jogo a jogo, com uma fase inicial de campeonato muito complicada e desgastante. Não há milagres, há trabalho, dedicação e muito espírito de conquista, tal como no ano transacto, mas não podemos lutar de igual para igual com equipas com orçamentos e condições muito mais favoráveis. A manutenção será assegurada com certeza, tendo desde o inicio em mente que o Play-Off, salvo azares maiores, será com certeza o nosso grande e único objectivo. Depende do que fizermos no exigente primeiro terço, para podermos aquilatar um lugar mais prestigiaste e honroso, de acordo com os pergaminhos do Clube
».