28.4.13

27ª j - Beira-Mar: a tarde de glória de Rodriguez em Vila do Conde

Antes de mais, faz-me alguma confusão que o Rio Ave que está tão habituado a jogar com vento forte em casa, não aproveite mais esse factor que tanta influência tem nos jogos. Valeu-nos hoje que Braga teve um momento de inspiração talvez trazido pelo vento. Mas é preciso mais do que isso, há bons rematadores no Rio Ave. O que é preciso para arriscar mais?
Vento à parte, o que tivemos? Tivemos um Beira-Mar que foi melhor que nós em quase tudo: em organização, em troca de bola, em objectividade na saída para o ataque e até a gerir a ansiedade (estar em último e fazer render o tempo como se a equipa estivesse na posição do Rio Ave é algo que obriga a muito controlo dos nervos). O Beira-Mar sabe jogar à bola e esteve melhor nessas coisas, mas nós tivemos melhor pontaria nas contas finais. Mas se a vitória só nos chegou literalmente no último toque na bola, há que fazer mea culpa: não faltaram ocasiões para ter um resultado mais dilatado. Há pelo menos duas ocasiões flagrantes, das que me arrancaram da cadeira para ficar de braços no ar para depois os baixar à cabeça. A Europa mexe com os jogadores? Será que eles acreditam? Temos capacidade para lá chegar? A ideia que fica do jogo de hoje é que as coisas estão a sair muito a esforço. A equipa está diminuída por lesões e hoje teve mais a de Lion, tem havido castigos e Nuno não consegue criar uma espinha dorsal coesa. Isso também não ajuda no objectivo europeu que o treinador quer atingir. Mas pelo menos Rodriguez deu uma cabeçada em tudo isto e não deu hipóteses de reacção ao adversário de hoje, a bola nem ao centro foi.

A Nuno dou nota 3. Achei que tirar Bebé ao intervalo foi um erro, porque o vento a favor favorecia as suas características. No entanto, perdíamos ao intervalo e demos a volta ao jogo. Também estranhei ser Wires o defesa-esquerdo, mas o jogador esteve bem e Nuno manteve Lionn no seu lugar natural. 

Uma nota final: voltou a estar muito pouca gente no estádio. É a crise, é a falta de confiança no objectivo europeu ou ...?