5.2.13

As dificuldades sentidas por alguns Rioavistas em pagar as quotas

Recebi no Facebook do Reis do Ave uma mensagem na semana passada dizendo esse Rioavista que teve de emigrar, por causa de estar desempregado (ver questão 4 em concreto).
Com esse pretexto, dirigi algumas perguntas ao nosso Presidente, que respondeu de imediato, com algumas informações bastante interessantes (que sublinho).
Aqui ficam:

1) Há informações relacionadas com eventuais dificuldades dos sócios para pagarem as quotas?
António Silva Campos: De facto regista-se que os sócios estão com dificuldades para pagarem as quotas, acontecendo inclusive uma situação disso indicadora, em que agora há cada vez mais sócios a pagar quota a quota, enquanto que antigamente os sócios liquidavam 3 ou 6 meses e até o ano inteiro.

2) Mas tem havido muitos sócios a deixar de pagar?
ASC: Tem havido alguns sócios a atrasar o pagamento, de facto, mas acreditamos que na medida das suas possibilidades todos os sócios vão pagar.

3) O que tem feito o Clube, neste contexto?
ASC: O Clube procura que seja acessível e cómodo aos sócios procederem ao pagamento das quotas, quer na Loja Verde quer pelo cobrador que se desloca ao sócio.
Aproveito para informar que adquirimos um sistema informático, que está na fase final de implementação, que irá permitir pagamentos electrónicos das quotas bem como, realizar toda a interatividade com o sócio, com informações e alertas de cobranças de quotas e ainda compras online de todos os produtos do clube, permitindo ao sócio que o Clube esteja a distancia de um click, acompanhando assim a evolução dos tempos.


4) Os sócios que são obrigados a sair do país para emigrar podem interromper a ligação e recuperá-la depois?
ASC: Não. Essa figura da suspensão temporária da categoria de associado não está prevista nos nossos estatutos. No entanto, não somos insensíveis à realidade e estamos numa fase em que o tema das quotas dos associados está em cima da mesa e posso assegurar que em breve iremos transmitir aos sócios medidas tendentes a aliviar as dificuldades daqueles sócios que não têm possibilidades de pagar as suas quotas, por muito que gostassem de o fazer.
Mas não podemos nunca ser injustos com quem paga, daí que as medidas terão de ser ponderadas e adequadas aos casos que obriguem a uma especial atenção da nossa parte.
Temos muito orgulho nos nossos sócios e queremos que estejam sempre connosco, mas uma colectividade como o Rio Ave vive também das quotas dos sócios, daí que seja necessária a sua contribuição para que o nosso clube Continue a crescer e atinja patamares que todos os Rioavistas em geral e os sócios em especial, desejam!

PS - Resta agradecer a disponibilidade de ASC para esclarecer os Rioavistas sobre um assunto que, parece-me, interessará a muitos de nós.