24.2.13

(20j FC Porto) Um-a-um: Oblak e Tarantini

Oblak: 4 (não teve muito trabalho, mas acabou por fazer duas ou tres boas defesas. Esteve sempre seguro; defendeu o penalti, mas neste caso foi muito demérito de Jackson...)
Lionn: 3 (como atacou pouco, deu menos nas vistas. Ao princípio teve alguma dificuldade para travar Varela, mas depois acertou; beneficiou de ter como defesa esquerdo o jovem Quinones)
Marcelo: 3 (no essencial sempre muito certo; foi ingénuo na forma como abordou o lance que deu o segundo penalti ao FC Porto. Naquele tipo de lances, os braços devem estar atrás das costas, como ainda recentemente André Vilas Boas mostrou; dos quatro remates à baliza de Helton, dois foram de Marcelo!);
Nivaldo: 2 (também genericamente bem, mas com ou dois deslizes. Um deles, fatal. A forma como deixou fugir Jackson no segundo golo é de modo a ficar em casa a rever o lance 200 vezes, de castigo..)
Edimar: 3 (tal como Lionn, também subiu pouco. Ainda assim, um pouco mais. Não foi um dia para brilhar, mas não comprometeu. Acerto defensivo).
Wires: 3 (muito recuado, mostrou-se pouco. Cumpriu)
Tarantini: 4 (os melhores períodos do Rio Ave coincidem com os momentos em que decidiu assumir a liderança do jogo, saindo rapidamente ao adversário ainda no seu meio campo. tentou marcar mas ontem não era o seu dia. Anotei três ou quatro passes errados, o que não costuma ser marca de Tarantini)
Filipe Augusto: 2 (passou ao lado do jogo. O que fez de mais significativo - além de provocar o primeiro penalti - foi tentar reter a bola. Não a conseguiu colocar com clarividência).
Braga: 3 (a nota é essencialmente pelo excelente golo; teve mais uma ou duas iniciativas, mas no essencial não se pode dizer que tenha justificado a aposta. Mas, e não é pouco, marcou!)
Ukra: 2 (não era dia de Ukra; pouco interventivo, não deixou o seu toque no jogo; raras foram as fintas que lhe saíram bem)
Bebé: 3 (foi dos elementos mais interventivos e os adeptos do FC Porto ao meu lado começaram a temê-lo, sempre que pegava na bola. Teve umas dez iniciativas, duas muito boas, três 'razoáveis' e cinco que lhe saíram muito mal; posso estar errado, mas acho que falta 'formação/escola' a este jogador, que compensa com uma técnica acima da média e uma força incrível)
Tope: 1 (são exibições como a de Tope que me dão esperanças de cumprir um sonho: jogar com a camisola do Rio Ave! Agora a sério, tudo lhe correu mal!)
Diego Lopes: 1 (não teve tempo  para mais)