12.11.12

(9j Benfica) Um-a-um: Filipe Augusto, finalmente

Oblak: 3 (sempre seguro, não teve muito trabalho mas evitou o golo em dois momentos)
Lionn: 1 (até sair estava a defender bem, mas foi pouco tempo)
Marcelo 2 (um '2' quase 1. Sempre que tinha a bola nos pés era um sufoco. Passou-a três vezes a jogadores do Benfica. Sem bola (isto é, no desarme, na antecipação, no posicionamento) esteve impecável.
Nivaldo: 3 (irrepreensível em vários domínios, mas o Benfica na segunda parte pouco atacou)
Edimar: 3 (defende e ataca. Ontem nem sempre bem no momento da decisão, mas coragem e determinação não lhe faltam)
Wires: 3 (a trinco esteve ao seu nível, a lateral direito esteve melhor. Sobretudo porque foi um dos que empurrou a equipa para a frente na segunda parte [fiquei com a ideia no estádio que Lima se antecipa a Wires no golo, mas não é isso que estraga a sua exibição)
Tarantini: 3 (fez mais um jogo na linha do que tem feito, muito agressivo quando não tem a bola e a aparecer no ataque com regularidade, mas ontem sem resultados, diretos ou indiretos)
Filipe Augusto: 3 (uma surpresa! enquanto andou 'perdido' pelo lado direito, na primeira parte, lutou muito mas quase sempre sem benefícios para a equipa; bons desarmes, agressividade sobre o adversário, mas faltando sempre qualquer coisa. Quando, no recomeço, passou para trinco, despontou! Mostrou qualidades que se antecipavam mas que tardavam em sair. Foi autoritário, pegou no jogo, fez as transições e, além do mais, sem nunca perder as suas qualidades na rapidez, no poderio físico sobre o adversário e no um-para-um. Para mim o melhor)
Braga: 2 (o elemento menos do meio campo. Se é isto que Braga tem para nos dar nesta altura, digo desde já: não chega!)
Ukra: 2 (muitas arrancadas, alguns desarmes, mas pouco fruto)
Tomás: 2 (mais apagado do que é normal, esteve pouco em jogo e quase não se viu na área)
Vítor Gomes: 3 (na primeira parte passou despercebido, até me pareceu que não tinha entrado. Mas quando Nuno reposicionou o meio campo e Vítor ficou como pivô do meio campo já se viu um dinamismo muito diferente, mais ao nível do que lhe pedimos e sabemos ser possível)
Tope: 2 (Ontem foi pouco mais do que um corredor de 100 metros, aí sim imbatível. Para ser jogador de futebol é preciso mais: cruzar melhor e decidir com mais cabeça. Podia ter marcado ou dado a marcar)
Esmael: 1 (pouco tempo esteve em campo mas ainda teve uma oportunidade para marcar; optou mal)