13.8.12

Comentário a jogo de ontem: da melhor defesa ao pior ataque...

Então o Rio Ave ganhou o jogo aos espanhóis e jogou assim tão mal? Mais: o Rio Ave termina esta fase de preparação sem qualquer derrota e as críticas neste blogue são sempre negativas???
Parece impossível, mas é verdade!
Ontem ganhámos sem ter uma oportunidade de golo (medida pelo número de intervenções do guarda-redes adversário), sem criarmos duas jogadas de verdadeiro perigo e apenas em resultado de um livre direto e de um autogolo.
Aliás, se a sorte que o Rio Ave teve nesta pré-época se mantiver, vamos claramente para a primeira metade da tabela!
Por partes:
- Ederson defendeu e conjugou três boas defesas com um ou dois lances em que hesitou ou pelo menos em que abordou mal a bola; relativamente ao golo sofrido, gostava de ver o lance outra vez para afirmar se podia ou não ter feito melhor; provavelmente não.
- A defesa do Rio Ave é, neste momento, o melhor setor; mais: como já tive oportunidade de escrever, esta não só é a melhor dupla de centrais da última década, como o quarteto com Lionn, Marcelo, Nivaldo e Edimar será, depois dos 'três grandes', a  melhor defesa do campeonato português. Assim tenham a sorte que sempre é necessária! Nivaldo é um gigante (aos 7' fez um corte absolutamente genial, de frente para a baliza), Marcelo teve um lapso em 90 minutos de muito trabalho, Lionn é o Lionn que conhecemos e Edimar tem pinta de grande jogador; não será pela defesa.... [André Dias fez um bom jogo, ainda por cima];
- o meio campo fez o melhor jogo de todos os que vi (sete): Wires e Tarantini bastante dinâmicos, Filipe Augusto a querer tomar conta dos acontecimentos no sentido de lançar o ataque; mesmo assim, correu bem? Não, do meu ponto de vista. Seja porque os jogadores ainda não estão em forma seja, sobretudo, pelas suas próprias características (o que é diferente de qualidade), a verdade é que o meio campo defendeu quase sempre bem e atacou quase sempre mal; será possível fazer melhor com os mesmos jogadores? Eis o grande desafio para Nuno. [surpresa, penso, no substituto de Filipe Augusto: Pateiro e não Vítor Gomes];
- o ataque esteve absolutamente desinspirado; Ismael, que jogou 90 minutos, não mereceu a titularidade (del Valle esteve melhor, embora a ponta de lança), tantas as vezes em que perdeu a bola, em que tentou fazer tudo sozinho e em que decidiu sempre da pior maneira; Tope também passou ao lado e é a desilusão da pré-época; Braga marcou de livre, mas ainda não fez um jogo para me convencer e ao nível do que pode e sabe; e só Tomás continua igual a si próprio: interventivo, dinâmico, mas sem que a bola lhe chegue (o primeiro cruzamento que recebeu aconteceu aos 31').
Em resumo: estou apreensivo? sim! Pode melhorar? Só pode melhorar!
Mas a análise que fiz no início da época mantém-se quase um mês depois: temos (muito) bons jogadores, só ainda não temos uma equipa!
Agora é a vez de Nuno!