5.8.12

Análise individual do 6º jogo

Oblak, Ederson e Rafa: Ederson foi o que esteve melhor (pelo grau de dificuldade das defesas que fez), mas Oblak também correspondeu; Rafa borrou a pintura com o lance do golo; depois, ficou intranquilo;
André Costa, Marcelo, Nivaldo, Vilas Boas, Jeferson e André Dias: Jeferson tem estado lesionado e por isso jogou poucos minutos (tal como Vilas Boas, mais uma vez a central), mas a dupla Marcelo-Nivaldo é de luxo.
Marcelo fez um jogo portentoso, com inúmeros desarmes e cortes de cabeça; bem, também, a sair com a bola (e ainda acabou, muito bem, a lateral direito); nas linhas, André Costa teve, finalmente, um teste a sério e não se pode dizer que tenha correspondido na linha dos jogos anteriores; foram manifestas as dificuldades a defender, mas a atacar esteve melhor; André Dias jogou os 90 minutos, com nota positiva;
Wires, Tarantini, Felipe Augusto, Vítor Gomes, Pateiro, Diego Lopes: o setor mais 'problemático' da equipa, do meu ponto de vista; falta entrosamento, falta 'confiança' (no sentido de 'audácia'), falta discernimento no momento do passe/remate; estes seis elementos fizeram, no conjunto, dois remates de fora da área? Felipe Augusto marca a diferença mas ainda não está a cem por cento. De resto, pouco a acrescentar~(Diego Lopes parece-me muito imaturo para o futebol de alta competição; Vítor Gomes esteve esforçado mas sem resultados; Tarantini e Wires na linha do que lhes conhecemos)
Del Valle, Tomás, Esmael, Renato Santos, Feliz, Tope e Braga: este é o setor de mais difícil avaliação por causa das mudanças táticas (e também porque Renato Santos e Feliz poucos minutos jogaram). Ainda assim, pode dizer-se que se viram bons pormenores de Del Valle ou Esmael, mas sem grandes 'benefícios' para a equipa; de Tomás nada há a dizer e algumas linhas para Braga: Nuno quer que ele seja extremo, o que me surpreende, porque há muitos extremos no Rio Ave (e melhores, penso!). Braga é um bom nº 10, aquele médio que joga e faz jogar, que remata de longe, que abre o adversário, que pode pensar o jogo. A extremo notam-se lacunas, nomeadamente na velocidade e nos cruzamentos. Ontem não gostei muito de o ver.
(não jogaram: Tiago Pinto [que se equipou], Rodriguez, Soares e Hassan)