30.8.10

Os 20 anos de Brito no Rio Ave (3) - a primeira época (ACT com legenda)

O campeonato tinha 38 jornadas e Carlos Brito participou em 28 delas. Em 26 fez os 90 minutos.
Nunca foi suplente mas foi substituído duas vezes (na sexta jornada, ao intervalo, e à 35ª, aos 36 minutos, por lesão; saiu em maca); Esta última lesão impediu-o de alinhar nos três últimos jogos (e a festa da subida fez-se na penúltima jornada, a 5 de Maio de 1991, depois de uma vitória frente ao Esposende).
Brito viu sete cartões amarelos, nenhum vermelho e marcou dois golos, ambos na primeira volta.

(foto cedida pelo Arquivo Municipal de Vila do Conde; legenda feita por Fernando Soares/Rui Miguel Freitas:
de cima p/ baixo; da esq. p/ dir: Rui Sá, Eusébio, Santos Cardoso, Paulo Andrade, Bragança, Joel, Daniel Ramos, Carvalho(?), Karim, Maravalhas. «Tone Pintalocha», Luis Raposo, dr. Teófilo, Toni, Rodolfo Coutinho, Hermógenes, Mário Reis, Zé Manel, Bino, Carlos Brito, Dias, Zé Maria; Hugo, Larssen, Hélder, Paulinho Santos, Luis Miguel, Rui Miguel, Rui Azevedo, Nuno, Afonso)
(O Rio Ave foi campeão da zona Norte da Segunda Divisão B, com 23 vitórias, 10 empates e cinco derrotas [curiosamente perdeu o primeiro e o último jogos...] e um impressionante 'score' de 79 golos marcados, contra apenas 22 sofridos. Foi o melhor ataque [com destaque para os 31 de Karim] e a melhor defesa. Mas o Fafe deu luta até ao fim e só na penúltima jornada cedeu. Terminou com apenas menos dois pontos do que o Rio Ave. Por curiosidade, no final de uma goleada ao Valpaços, o Jornal de Vila do Conde de 25/10/90, escrevia que «se nada surgir de surpreendente, dentro de um mês, o Rio Ave FC estará claramente destacado a caminho de uma época triunfal». O Rio Ave andou sempre nos primeiros lugares, só teve, como se disse, cinco derrotas em 38 jornadas, mas não contava com um Fafe tão forte)

(próximo texto: 1 de Setembro «As 16 épocas de Brito em Vila do Conde»