20.11.09

(Vem aí o jogo 500) 79/80: uma primeira época muito má

O Rio Ave já tinha 40 anos quando se estreia na primeira divisão (e, nessa altura, o Varzim era muito mais forte, com algumas presenças nas primeiras divisões). Depois da estreia, em Maio de 1939, acontece finalmente a subida de divisão na época 1978/1979 (1979/80 é portanto a época de estreia). Treinador? Pedro Gomes, o antigo internacional do Sporting, que continua no activo, apesar de inúmeros insucessos recentes (e comentador de futebol na TSF). Curiosamente, Pedro Gomes não foi o treinador nessa primeira época primodivisionária, mas voltou a Vila do Conde dois anos depois, para orientar uma equipa com, entre outros, Alfredo, Baltemar Brito, Paquito, Quim ou o mítico N'Habola.

O primeiro treinador foi o argentino Ruben Garcia, que durou pouco no lugar; foi aliás uma época tumultuosa; o nosso Duarte e Mário Reis tiveram, por exemplo, a sua oportunidade, até chegar Fernando Cabrita; muito cedo se percebeu que Rio Ave estava condenado a descer de divisão e, entre outros registos, sofreu nessa época a maior goleada da sua história, 8-0 na Luz.

Para os 500:
Foram 5 vitórias, 3 empates e 22 derrotas.

(informações recolhidas no livro A Paixão do Povo, além da Internet; se tiverem outras informações sobre esta época e quiserem contribuir...; a ideia é fazer um texto sobre cada uma das épocas em que o Rio Ave esteve na primeira divisão)

Sem comentários: